quinta-feira, 9 de julho de 2015

São Bento do Sapucaí. Fragmentos de uma natureza que hipnotiza.

No último post que publiquei aqui no PENEIRA, falei sobre São Bento do Sapucaí – SP, na região da Serra da Mantiqueira, mas abordei somente atrações urbanas dessa cidadezinha pacata, charmosa e com uma paisagem exuberante.

Aqui, portanto, vou falar um pouquinho da natureza de São Bento e de como a gente pode desfrutar essa maravilha, embora minha curta permanência na cidade em minha última visita ainda não me tenha permitido explorar a natureza do jeito que eu gostaria.

Vamos lá. O principal cartão postal de São Bento é, indiscutivelmente, a bela e onipresente Pedra do Baú, uma formação rochosa com 350 metros de altura a 2 mil metros acima do nível do mar. Muita gente pensa que a Pedra do Baú pertence a Campos do Jordão, mas não. Ela está dentro do município de São Bento, mesmo, para alegria e orgulho de seus habitantes.

A Pedra do Baú e, menorzinha, à sua esquerda, o 'Bauzinho' - Foto: www.camposdojordao.com.br

A trilha para o topo da Pedra do Baú leva mais ou menos uma hora e meia de caminhada na mata, depois há uma escada com 600 degraus e, por fim, vergalhões encravados nas paredes da rocha para escalada. Esta última parte é para quem tem fôlego e alguma experiência em montanhismo, pois não é nada fácil. Por medida de segurança, a trilha é recomendável somente até as 14 horas. De qualquer forma, mesmo que você não percorra todo o trajeto, é melhor ir acompanhado de um guia capacitado. Não tive o prazer de subir a Pedra do Baú ainda, mas espero ter em breve. A vista lá do alto deve ser um desbunde!

Aqui a Pedra do Baú emoldura a singela capelinha! - Foto: Simone Catto

Após subirmos por uma  pequena estrada, chegamos à base da pedra, onde há um restaurante arejado e com uma bela vista.
Foto: Simone Catto

A vista a partir do deck do restaurante da Pedra do Baú - Foto: Simone Catto

E aqui, um aventureiro sentado bem na pontinha da Pedra do Baú, com o Bauzinho à frente e o mundo a seus pés!!!
Foto: www.boulevardgeneve.com.br

Na subida da Serra do Baú, deparei com a Cachoeira do Toldi, uma queda d’água de mais de 70 metros. Não dá para chegar perto, mas sempre vale uma espiadinha.

Cachoeira do Toldi - Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

Em minhas andanças por São Bento também tive o prazer de passar pelo Paiol Grande, um acampamento juvenil que traz ótimas memórias de minha infância. O que eu mais gostava de fazer era patinar à noite, num grande ginásio com espelhos. Delícia!

A entrada do Paiol Grande, o acampamento de férias que traz ótimas lembranças de minha infância - Foto: Simone Catto

O complexo da Pedra do Baú inclui as pedras do Bauzinho e Ana Chata. Localizada a 1.700 metros do nível do mar, a Bauzinho é aquela pedra menor que a gente avista ao longe, bem ao lado da Pedra do Baú. Uma irmãzinha caçula, por assim dizer. A trilha dessa pedra é bem mais leve, percorrida em apenas dez minutos de caminhada, mas também proporciona uma linda vista. A prima Ana Chata fica um pouco mais afastada das outras duas.

A família reunida: a Pedra do Baú reina no centro, bela e majestosa, à esquerda temos o Bauzinho e, mais longe, à direita,
está a Ana Chata - Foto: www.boulevardgeneve.com.br

Além das trilhas com paisagens de tirar o fôlego, a região da Pedra do Baú é muito procurada por praticantes de esportes radicais e também tem uma rampa de voo livre.

A partir do início de 2015, a Prefeitura de São Bento do Sapucaí, junto a outras entidades preocupadas com a preservação ambiental, passaram a adotar uma série de medidas para proteger o ecossistema local. Para começar, o acesso de veículos foi proibido a partir da entrada da Fundação Pedra do Baú, no km 3,4, mas há uma área reservada para estacionamento. A partir dessa área, o acesso ao Complexo é feito somente a pé. São 1.200 metros de caminhada por uma estrada de terra batida, com algumas subidas. Além disso, foi implantada uma base operacional com atendimento de monitores nos finais de semana e feriados e passou a ser cobrada uma Taxa de Preservação e Compensação Ambiental com diferentes valores, dependendo do porte e finalidade do veículo. Importante: não há toaletes no local, portanto, previna-se! Achei interessantes essas medidas como forma de preservar a natureza exuberante do local, uma verdadeira obra de arte esculpida por Deus!

Aqui está apenas uma pequena (mas muito pequena mesmo!) amostra das belezas naturais que você vai encontrar em São Bento do Sapucaí. Eu mal posso esperar para descobrir mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário