domingo, 7 de setembro de 2014

'Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos'. Um tributo à altura do mito.

Meus pais sempre gostaram do Chico Buarque. Em determinada época, quando os discos ainda eram de vinil, eles ouviam muito um chamado 'Meus Caros Amigos', que continha belas músicas do Chico, dentre as quais a sensualíssima 'O Meu Amor', imortalizada na voz da Elba Ramalho. Ao contrário de meus pais, infelizmente não tive como assistir a musicais do Chico. Portanto, foi com surpresa que descobri, ao assistir ao espetáculo 'Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos', no Teatro FAAP, que muitas das músicas que eu ouvia e gostava quando criança haviam feito parte do repertório de musicais que marcaram época. Outras canções ficaram famosas não só por sua melodia e/ou letra, mas por terem sido gravadas por grandes intérpretes. É o caso da já citada 'O Meu Amor', com a Elba, da belíssima 'Sob Medida', que ficou conhecida na bela voz rouca da Fafá de Belém, da fofa 'João e Maria', que na realidade foi composta pelo Sivuca (Chico "só" escreveu a letra) e foi interpretada por Nara Leão, e de 'Bastidores', que ganhou várias doses extras de dramaticidade e purpurina na interpretação impagável de Cauby Peixoto.

O elenco do espetáculo.

Sob o comando da dupla mais quente dos musicais encenados em palcos tupiniquins, Charles Möeller e Claudio Botelho, o espetáculo na realidade não tem noventa minutos, mas cento e trinta e cinco – isto é, duas horas e quinze minutos - muito bem aproveitados. Concebido como uma homenagem ao Chico, que completou 70 anos recentemente, a montagem não é nem uma peça e nem um musical, mas uma espécie de "show dramatizado" no qual oito cantores/atores, inclusive o próprio Botelho, interpretem canções do artista – algumas bem conhecidas e outras nem tanto -, encenando as situações das letras. Botelho integra o elenco como o diretor de uma trupe teatral mambembe, o que fornece o ponto de partida para as interpretações das canções.

Claudio Botelho com o elenco ao fundo.

Além de temas presentes em musicais como 'Roda Viva' (1967), 'Calabar' (1973), 'Gota d'Água (1975), 'Ópera do Malandro' (1978), 'O Grande Circo Místico' (1982) e 'O Corsário do Rei' (1985), o espetáculo também tem músicas que fizeram parte da trilha sonora de filmes como 'Quando o Carnaval Chegar' (1972), 'Dona Flor e Seus Dois Maridos' (1976), 'Bye Bye' Brasil (1979) e 'Para Viver um Grande Amor' (1983).

Fiquei impressionada com a qualidade dos intérpretes. Todos eles, sem exceção, são excelentes. Têm belas vozes, são afinadíssimos e alguns inclusive apresentam uma tessitura vocal mais ampla - certamente já integraram o elenco de musicais que vêm fazendo sucesso por aqui, boa parte dos quais encenada por Möeller e Botelho.

Esta montagem ficou em cartaz no Teatro FAAP por apenas um mês, infelizmente, e hoje foi o último dia de apresentação. No entanto, quando fui assistir, no sábado passado, ao se despedir da plateia no final do show, Claudio Botelho não descartou a possibilidade de uma nova temporada. Não sei se no próprio Teatro FAAP ou em outro lugar, mas, de qualquer forma, é bom ficar de olho! Vamos torcer para que esse belo espetáculo retorne aos palcos de Sampa!

Elenco: Claudio Botelho, Soraya Ravenle, Malu Rodrigues, Davi Guilhermme, Estrela Blanco, Felipe Tavolaro, Lilian Valeska e Renata Celidonio.

Músicos: Thiago Trajano – violão, Luciano Correa – cello, Priscilla Azevedo – piano e acordeão, Marcio Romano – percussão.

Orquestração e arranjos: Thiago Trajano 

Arranjos vocais: Jules Vandystadt

Nenhum comentário:

Postar um comentário