domingo, 20 de abril de 2014

SP-Arte 2014 (parte 3). O contemporâneo que intriga e diverte.

Este post é o terceiro de uma série dedicada à feira SP-Arte 2014, realizada no início do mês no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera. Como já afirmei anteriormente, essa feira realizada todos os anos é imperdível para quem deseja comprar arte ou simplesmente ficar por dentro do que as galerias têm a oferecer. Nesta edição foram mais de cento e trinta participantes, entre galerias brasileiras e estrangeiras, com acervos em que predominam, em 99% dos casos, obras de arte moderna e contemporânea.

Deixando à parte a discussão sobre a legitimidade de determinadas obras de arte contemporânea, encontrei, na SP-Arte 2014, alguns trabalhos que, no mínimo, eram divertidos e provocadores. Se são arte ou não, isso é outra questão que "dá muito pano pra manga", pois percebi que a noção de arte cada vez mais se relativiza e pode ser muito subjetiva. As obras da galeria carioca Portas Vilaseca, por exemplo, me atraíram pela inventividade de suas propostas. Vale lembrar que nem todas exibiam seus nomes, como o curioso tabuleiro de xadrez abaixo, com peças que lembram itens de banheiros e lavabos.

Claudia Hersz - Portas Vilaseca Galeria - RJ - Foto: Simone Catto

Aqui a artista se apropriou de uma tapeçaria no estilo Gobelin para criar seu trabalho.

Claudia Hersz - 'Denier Le Paysage' - Portas Vilaseca Galeria - RJ - Foto: Simone Catto

Note que a obra abaixo é constituída por uma imagem impressa em dezenas de post-its.

Íris Helena - 'Lembretes' da série 'Lembretes' - Portas Vilaseca Galeria - RJ
Foto: Simone Catto

Achei as cores e o a vivacidade da composição a seguir, elaborada com pratos, muito interessantes. Conforme explicou o representante da Galeria Emma Thomas, trata-se de uma obra de Bruno Miguel, artista plástico que nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Bruno Miguel - Galeria Emma Thomas - Foto: Simone Catto

A próxima obra foi toda realizada com pedaços de vinil recortado. O resultado saiu no mínimo curioso e inusitado!

Carlos Aires - Sergio Gonçalves Galeria - RJ - Foto: Simone Catto

E agora vamos a uma pequena amostra de artistas bastante conhecidos e respeitados por seu trabalho – seja no Brasil ou no exterior.

Aqui temos uma parede repleta de obras de Leonilson - Galeria Berenice Arvani - Foto: Simone Catto

Wesley Duke Lee - 'Nike Descansa - "59" (1966-1986) - nanquim, guache e xérox s/ papel .
A Ponte Galeria de Arte - Foto: Simone Catto

A seguir, uma vista de obras de Gordon Matta-Clark exibidas no stand da Galerie Natalie Saroussi – Paris.

Gordon Matta-Clark - Natalie Saroussi - Paris - Foto: Simone Catto

Hector Vilche - Galeria Sur - Montevidéu - Foto: Simone Catto

E para finalizar, que tal uma polêmica? A foto abaixo mostra uma performance da artista sérvia Marina Abramovic e Ulay, artista plástico com quem se relacionava, realizada no ano de 1977 em uma galeria de arte de Bolonha, Itália. Ambos sentaram-se de costas um para o outro durante 16 horas, imóveis e sem a presença de público, enlaçados fortemente por seus cabelos. Somente por uma hora o público pôde entrar e presenciar a performance que tinha, como objetivo, mostrar a força do vínculo que os unia. Posso até ser excomungada, mas devo dizer que questiono fortemente esse gênero de manifestação artística. Podemos chamar performances como essa de arte ou são apenas a expressão de uma subjetividade? Tudo é arte? Fica a questão para reflexão.

Marina Abramovic - 'Relation in Time' (1977) - Galeria Lia Rumma - Itália - Foto: Simone Catto

Confira, nos links abaixo, mais obras da SP-Arte 2014!


Nenhum comentário:

Postar um comentário