quarta-feira, 23 de abril de 2014

'Amante a Domicílio'. Um ótimo filme que não merece título com erro de português.

Adoro humor fino e inteligente. Por isso gostei muito de 'Amante a Domicílio' (sic), filme dirigido por John Turturro no qual reconhecemos o "dedinho" de Woody Allen, que aqui não está atrás das câmeras, mas bem à frente do elenco. Só não gostei de ver a língua portuguesa maltratada, já que alguma criatura que deve ter cabulado a aula de preposição traduziu o título original, 'Fading Gigolo', para 'Amante a Domicílio', atentando contra nosso pobre idioma - o correto seria ‘Amante em domicílio’. Professor Pasquale urgente!!!

Deixando de lado esse vergonhoso mico gramatical, vamos falar do filme, cuja pré-estreia quase lotou a sala do Playarte Bistrol, no shopping Center 3. Se não soubéssemos que a direção é de Turturro, que também atua como protagonista ao lado de Allen, poderíamos tranquilamente afirmar que se trata de um filme de autoria deste último. Para começar, os diálogos são ótimos, com aquele tipo de humor ácido e sutil que é a marca do baixinho. A direção é segura. Além disso, o elenco é de primeira, com destaque para a dupla de protagonistas, que por vezes nem precisa abrir a boca para falar, tamanha sua expressividade.

Murrey (Woody Allen) e Fioravante (John Turturro), os amigos que viram cafetão e gigolô, respectivamente.
A dupla dá um show!

Turturro interpreta Fioravante, um florista tranquilo e simpaticão que não está exatamente nadando em dinheiro e é amigo de Murrey (Woody Allen), dono de um sebo de livros raros falido. Até que Murrey tem uma ideia para ganhar dinheiro: agenciar o amigo para prestar serviços sexuais, ao descobrir que sua dermatologista, interpretada por Sharon Stone, procura um homem para um ménage à trois. Relutante no início, Fioravante acaba cedendo e começa a pegar gosto pela coisa ao conquistar belas clientes como a amiga da doutora interpretada por Sofia Vergara e Avigal, uma jovem judia ortodoxa viúva interpretada pela francesa Vanessa Paradis. Allen arranca risadas com suas tiradas cínicas e Turturro está impecável como o amante gentil e sensível que é o sonho da maioria das mulheres com um mínimo de amor-próprio. 

Fioravante, o florista calmo e bonachão, é convencido pelo amigo a virar gigolô.

Sharon Stone interpreta a Dra. Parker, a dermatologista de Murrey que se torna a primeira cliente do gentil Fioravante.

A coisa começa a ficar "quente" quando a Dra. Parker apresenta sua fogosa amiga ao amante profissional.

Fioravante conquista a amiga com galanteria e elegância.

Vanessa Paradis é a doce e reprimida viúva judia que descobre existirem outras formas de amar.

Se você gosta de comédias de bom gosto e alto nível, não pode perder 'AMANTE A DOMICÍLIO'. O filme deve estrear essa semana na cidade, fique de olho!

Ficha técnica parcial

Direção: John Turturro
Elenco: John Turturro, Woody Allen, Sharon Stone, Vanessa Paradis, Sofia Vergara e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário