sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cidades históricas de Minas: onde me hospedei e o que achei.

De uns anos para cá, em algumas viagens por esse Brasil, tenho preferido me hospedar em pousadas que fazem parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, porque – vamos falar claro: as possibilidades de eu ficar plenamente satisfeita são de praticamente 100% ou muito perto disso. É porque a entidade, que atualmente congrega 59 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos em 51 destinos turísticos do Brasil, seleciona seus membros por rígidos critérios de conforto, qualidade de serviços e responsabilidade socioambiental.

Para minha última viagem a Tiradentes, havia solicitado informações por e-mail ao Solar da Ponte, pousada pertencente a essa prestigiada Associação e na qual eu tinha intenção de me hospedar, mas, como o estabelecimento demorou para me dar retorno sobre a existência ou não de vagas, acabei optando por outra pousada para não perder a reserva.

Por meio de uma pesquisa no site 'Booking.com', após analisar as críticas e comentários de vários viajantes, acabei optando pela Pousada Don Quixote, localizada a curta distância a pé do Centro Histórico da cidade.

O aspecto da pousada é o melhor possível - Foto: Simone Catto

A primeira impressão é excelente. A construção é bonita, tem aspecto de nova e bem conservada, e os jardins internos, circundados por belas varandas, são muito bem cuidados. O atendimento também é atencioso e gentil.

Os jardins bem cuidados... - Foto: Simone Catto

A bela varanda... - Foto: Simone Catto

Foto: Simone Catto

Os ambientes internos também são aprazíveis - Foto: Simone Catto

Os quartos são simples, com camas de molas, mas OK. O banheiro, no entanto, apresentou problemas. Nos dias em que a pousada estava vazia, o chuveiro esquentou normalmente e funcionou bem. Com a chegada do fim de semana, porém, a pousada lotou e o chuveiro não esquentava de jeito nenhum – sem falar que só saía um filetinho de água naquele frio danado! É evidente que isso é inadmissível para qualquer estabelecimento hoteleiro, sobretudo um classificado como "confortável" no Guia 4 Rodas.

A vista do quarto era linda. Pena que o chuveiro não estava à altura! - Foto: Simone Catto

O café da manhã, item tão importante para mim, também deixou a desejar. Quando a gente pensa em um café da manhã mineiro, imagina AQUELA mesa farta e uma variedade de quitutes e delícias sem fim, certo? Pois não foi o que ocorreu. Além da pouca variedade de itens, muitas vezes eles acabavam e não eram repostos - ou então demorava muito para que isso acontecesse. Por exemplo: houve dia em que fui pegar pão de queijo – logo ele!!! – no réchaud, e... cadê??? Nem sombra. Acabei meu café da manhã, e nada do item ser reposto. Além disso, na "terra do queijo", havia apenas dois tipos de queijos no bufê: o branco tipo "Minas" e queijo prato em fatias. O básico do básico. Com os pães salgados não foi diferente: além do pãozinho francês e do pão de fôrma comum, que encontramos em qualquer lugar, havia apenas um pão caseiro – o brioche, aliás delicioso - mas só. As bandejas de frios também estavam sempre quase vazias. Antes que os itens começassem a acabar, os funcionários deveriam ficar atentos para não deixar isso acontecer. É por essas e outras que o café da manhã ficou abaixo da expectativa. Confesso que não tive nem vontade de fotografar.  

Enfim... espero que a pousada tome providências em relação a seu chuveiro e seu café da manhã, para que todos os seus serviços fiquem à altura das instalações, da simpatia de sua equipe e, é claro, das tarifas cobradas.

Na próxima vez em que for a Tiradentes, portanto, pretendo conferir o Solar da Ponte. Se estiver no mesmo nível da Pousada do Mondego, também membro dos 'Roteiros de Charme' e local de minha hospedagem em Ouro Preto, poucos anos atrás, deve ser excelente.

A vista externa da Pousada do Mondego, com vista para a bela Igreja São Francisco de Assis - Foto: www.mondego.com.br

Para começar, o café da manhã da Mondego era um desbunde de bom. Lembro que já era praxe os atendentes servirem em cada mesa um pratinho de pães de queijo quentinhos, repostos sempre que o hóspede desejasse. Além disso, os itens do café, tão deliciosos quanto fartos, ficavam dispostos num interminável bufê, um móvel colonial maciço e comprido de madeira, daqueles cheios de histórias para contar. Maravilhoso.

Em primeiro plano, o móvel que tanto me impressionou e que abrigava os maravilhosos quitutes do café da manhã - Foto: www.mondego.com.br

A decoração da Mondego é bem fiel ao estilo colonial, enriquecida por pinturas, móveis e peças de arte sacra que, eventualmente, podem ser adquiridas pelos hóspedes. No período de minha hospedagem, achei meu quarto quentinho, a cama boa, e o banheiro – incluindo o chuveiro, naturalmente! – era ótimo.

Foto: www.mondego.com.br

Foto: www.mondego.com.br

A suíte onde fiquei era nesse estilo, superaconchegante - Foto: www.roteirosdecharme.com.br

A localização também é a melhor de Ouro Preto: vizinha à famosa Igreja de São Francisco de Assis, com trabalhos de Aleijadinho, em frente à feirinha de artesanato e a pouca distância a pé dos principais bares, restaurantes e pontos históricos da cidade. Tudo de bom! Ouro Preto, me aguarde!...

Nesta foto, dá para ver a feirinha de artesanato em frente - Foto: www.mondego.com.br

E quanto a Tiradentes... espero pela oportunidade de retornar logo e conferir o Solar da Ponte. Daí conto o que achei!

Enquanto isso... confira atrações de Tiradentes nos links abaixo.

-Tiradentes, MG. Uma cidade onde o tempo parou para viver.
-Por que é tão fácil se apaixonar por Tiradentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário