sábado, 15 de dezembro de 2012

Restaurante Mestiço. Quinze anos de delícias bem temperadas em ambiente descolex.

Há restaurantes que são atemporais. Seja pela qualidade de sua gastronomia, pelo charme da localização, pelo perfil de público que atrai ou por tudo isso junto. É o caso do Mestiço, na região da Consolação. A casa abriu há quinze anos com uma proposta inovadora, que era aliar as cozinhas baiana e tailandesa naquilo que elas têm em comum e de mais característico: o acentuado sabor do tempero, guardadas as particularidades de cada uma. E é exatamente isso que encontramos por lá: uma "cozinha contemporânea variada, com especialidades tailandesas e toques baianos", conforme descrição no site da casa.

O bar da entrada já tem uma atmosfera gostosa - Foto: Simone Catto

O salão é amplo e as paredes sempre exibem pinturas que estão à venda - Foto: www.mestico.com.br  

Frequento o Mestiço há mais de dez anos e, invariavelmente, acabo optando mais pelos pratos tailandeses do que pelos baianos, embora goste de ambas as cozinhas. O acarajé, por exemplo, é muito bom. Mas, como entrada, nunca resisto ao Krathong-thong, as famosas cestinhas tailandesas de massa crocante recheadas com frango, milho e especiarias. São tão levinhas que num minuto desaparecem do prato.

Krathong-thong: as deliciosas cestinhas tailandesas são um clássico da casa! - Foto: www.mestico.com.br

Em minha última visita ao restaurante, optei pelo Hua Hin, frango com shiitake ao molho de gengibre ao estilo tailandês. Estava delicioso, aliás como absolutamente todos os pratos que já tive a oportunidade de saborear ali. Para acompanhar, tomei um suco de tangerina fresquinho.

O Hua Hin é levemente condimentado e saborosíssimo - Foto: Simone Catto

Por falar nisso, lembro-me de várias vezes ter pedido, em outras visitas, um prato à base de frango e leite de coco que há tempos não peço e que é servido numa cumbuquinha branca. Não lembro o nome desse prato e, ao consultar o cardápio on-line para tentar descobrir, infelizmente ele não estava lá. Só lembro que era bem condimentado, delicioso e perfeito para os dias frios.  

O fato é que, não importa o que você peça, tudo no Mestiço é saboroso. E essa opinião é compartilhada por todas as pessoas que já frequentaram o lugar comigo - nunca ouvi sequer uma reclamação sobre a comida de lá. É por isso, entre outras coisas, que ele se tornou um restaurante emblemático de Sampa.

A mesa onde sentei na última vez ficava ao lado da pintura que retrata bem a "mestiçagem"! - Foto: Simone Catto 

Além da qualidade da cozinha, o Mestiço está num ponto dito 'alternativo' da cidade, a meio caminho entre os Jardins e a região da Consolação, o que contribui enormemente para seu sucesso e também para atrair um público eclético, porém com duas coisas em comum: é gente bonita e descolada. Lá vemos jovens, senhores, gays, casais, grupos de amigos e, eventualmente, uma ou outra família. Crianças são mais raras no local. Mesmo com o restaurante lotado, uma coisa chama atenção (ou deixa de chamar, dependendo do ponto de vista): o salão não fica com aquele barulho ensurdecedor, talvez porque as pessoas que frequentam o lugar costumam ser mais educadas. O astral é ótimo. Sobretudo nos fins de semana, é comum haver espera, mas ninguém parece se importar: o pessoal se acomoda no salão do bar ou nos banquinhos da calçada e observar o movimento acaba sendo parte do programa.

Outro ângulo do salão do bar onde os clientes aguardam seus lugares saboreando um vinho ou caipirinha - Foto: Simone Catto

E se a noite estiver agradável, a espera também acontece do lado de fora! - Foto: www.mestico.com.br 

Outro ponto positivo é que, ao contrário da maioria dos restaurantes de Sampa, a casa nunca deixa os clientes "órfãos", isto é: abre também aos domingos e segundas-feiras, sendo um porto seguro para todo mundo que gosta de comer bem num ambiente diferenciado.

É por tudo isso que sou fã do MESTIÇO e não abro! O endereço é Rua Fernando de Albuquerque, 277 – Consolação. Tel.: 11 3256-3165 - www.mestico.com.br. A casa abre aos domingos e segundas das 11h45 às 24h, de terça a quinta-feira das 11h45 à 1h e sextas e sábados das 11h45 às 2h. Não conhece? Pode ir que você não vai se arrepender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário