segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pâtisserie Douce France, um doce e raro deleite.

Normalmente, não faço muita questão de doces. Não sou o tipo de pessoa "formiga", que sente fissura por chocolates, bolos ou qualquer coisa do gênero. No entanto, como todo mortal comum, é claro que de vez em quanto "bate" uma vontade de comer um doce! Mas quando isso acontece, acabo priorizando aqueles de que realmente gosto. E se estiverem acompanhados de um cafezinho, melhor ainda! É assim que fui parar na Pâtisserie Douce France, onde pude compartilhar esse duplo prazer com uma amiga muito querida. São Paulo deveria ter mais locais como aquele!

Foto: Simone Catto

A vista de nossa mesa: enquanto saboreamos as guloseimas e tomamos nosso café, pudemos papear calmamente observando o movimento da rua! - Foto: Elaine Xavier

Localizada nos Jardins, a pâtisserie foi inaugurada há mais de dez anos pelo mestre pâtissier Fabrice Lenud, um verdadeiro mago que já trabalhou com Paul Bocuse e tem passagens por restaurantes e hotéis estrelados no Brasil e no exterior.

A melhor forma de escolher o doce é dar uma olhada nas vitrines, o que, diga-se de passagem, é uma tarefa um tanto árdua. Primeiro, pela quantidade de guloseimas por ali. E segundo, pelo visual e pela delicadeza dos doces. A Pâtisserie tem uma infinidade de docinhos, chocolates, bolos, tortas, viennoiseries (pães doces), os tradicionais macarrons, salgados e sorvetes, entre outras delícias que mereceriam muitas visitas.

Como resistir??? - Foto: Simone Catto

Nesta vitrine vemos duas guloseimas tradicionais da pâtisserie francesa: os macarrons e uma versão reduzida das Bûches de Noël, uma sobremesa típica do Natal - Foto: Simone Catto

Para que pudéssemos experimentar mais de um sabor, optamos por dois minidoces cada uma. O docinho em formato de cisne é de uma delicadeza só! É uma espécie de uma carolina de creme tão leve, mas tão leve, que quase derrete na boca. O outro que experimentei foi o éclair de café, também levíssimo e saboroso.

Em sentido horário: a carolina cisne, o éclair de café, uma espécie de tortinha de chocolate e outra de maçã - Foto: Simone Catto

Como visitamos a casa em plena época de Natal, a vitrine exibia as famosas Bûches de Nöel ("Troncos de Natal"), um rocambole doce em formato de tronco de árvore, tradicional sobremesa natalina na França e em outros países francófonos. O formato de árvore é derivado de uma celebração do solstício de inverno e de ritos pagãos que remontam à Idade Média, quando, às vésperas do Natal, os camponeses queimavam um tronco de árvore frutífera que deveria arder até o ano novo, a fim de atrair boas colheitas. Em algumas regiões, o tronco era regado com vinho para atrair boas safras, ou com sal, para espantar as feiticeiras. Bem, com ou sem feiticeira, as Bûches de Noël da Douce France literalmente enfeitiçam a gente!  

As tradicionais Bûches de Noël, festa para os olhos e para o paladar! - Foto: Simone Catto
  
As Bûches de Noël também são vendidas na versão individual, para quem quiser experimentar - Foto: Simone Catto

O ambiente da casa é arejado e agradável, um convite para ficarmos ali horas e horas tomando café ou experimentando os docinhos, que custam R$ 5,40 cada (o pequeno). Na ocasião, fomos atendidas por um funcionário extremamente gentil, o que também muito contribuiu para que ficássemos com desejo de retornar em breve!

Outro ângulo do agradável ambiente, arejado e extremamente convidativo - Foto: Simone Catto

Quer experimentar também? A PÂTISSERIE DOUCE FRANCE fica na Alameda Jaú, 534 - Jardins. Tels.: (11) 3262-3542 / 2589-4375 – www.patisseriedouce.france.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário