quinta-feira, 17 de julho de 2014

'Vidas Privadas', no Teatro Jaraguá. Acima de tudo, uma produção que faz bem aos olhos.

Se for para morar em São Paulo, que pelo menos a gente possa aproveitar o que a cidade tem de bom, que é a gastronomia e a vida cultural, incluindo uma farta oferta de peças de teatro. Outro dia fui assistir a 'Vidas Privadas', comédia de autoria do britânico Noël Coward (1899-1973) que há algum tempo estava na minha mira e está em cartaz no Teatro Jaraguá, na Bela Vista.

Autor de mais de 40 peças de teatro, o dramaturgo Noël Coward também foi compositor, ator e diretor e é conhecido pelo humor elegante em montagens que celebram o savoir vivre em atmosferas de refinamento e sofisticação. E aqui não é diferente. Dirigida por José Possi Neto, 'Vidas Privadas' é ambientada nos anos 30 e conta a história de um casal divorciado há cinco anos que, ao sair em lua de mel, cada um com seu novo par, acaba hospedado em quartos contíguos do mesmo hotel. Então os "ex" se reencontram, se "reapaixonam", decidem fugir juntos para Paris e a confusão está formada com uma sequência de situações um tanto nonsense.

O casal divorciado se descobre vizinho de quarto em plena lua de mel com outras pessoas.

O casal fujão, Elyot e Amanda, vive literalmente aos tapas e beijos e é absolutamente amoral. Elyot é um tipo sofisticado, cínico, irônico. Amanda é explosiva, autoritária e totalmente inconsequente. O contraponto moral da história está nos cônjuges abandonados: Sybil, bem mais jovem que o marido Elyot, tem apenas 23 anos e é mais inocente. E Victor, apaixonado e abandonado por Amanda, é o certinho da história, sensato e correto. De forma geral, os diálogos dessa turma não arrancam gargalhadas, mas risos complacentes.

Os personagens 'Amanda', 'Victor', 'Sybil' e 'Elyot' no sofisticado cenário art déco do espetáculo.

A produção, fiel aos anos 30, é extremamente bem cuidada. Os cenários têm o estilo art déco, os figurinos e a caracterização dos atores são luxuosos e tudo contribui para transmitir a atmosfera de glamour originalmente concebida por Coward. É uma peça que, antes de mais nada, faz bem aos olhos e, só por isso, vale a pena conferir. Depois ainda dá para esticar em algum bar ou restaurante da animadíssima Rua Avanhandava, tão pertinho que dá para deixar o carro no estacionamento do Hotel Jaraguá e ir a pé. Fica a dica!

‘VIDAS PRIVADAS’ será encenada no Teatro Jaraguá até 3 de agosto, sextas-feiras às 21h30, sábados às 21h e domingos às 19h, com ingressos que vão de R$ 50,00 (inteira, às sextas e domingos) a R$ 60,00 (sábados). O teatro fica no Novotel Jaraguá - Rua Martins Fontes, 71 – Bela Vista. Informações: (11) 3255.4380.

Ficha técnica parcial

Texto: Noël Coward
Tradução e adaptação: Marcos Renaux
Direção: José Possi Neto
Elenco: Lavínia Pannunzio (Amanda Prynne), José Roberto Jardim (Elyot Chase), Daniel Alvim (Victor Prynne) e Maria Helena Chira (Sybil Chase)
Figurino: Fábio Namatame
Cenário: Marco Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário