Faz tempo que a rua Joaquim Távora virou polo de empreendimentos "etílicos" no bairro da Vila Mariana. De uns tempos para cá, a rua Amâncio de Carvalho, continuação da Tutóia, também tem atraído moradores da região com alguns bares despretensiosos.
Existe um lugarzinho, contudo, que há mais de uma década está encravado na rua Caravelas, pertinho do hotel Pullman (antigo hotel Mercure), e oferece saborosos pratos e petiscos: é o 'Academia da Gula', bar e restaurante de propriedade de uma senhora portuguesa, a d. Rosa Brito, que não faz por menos num cardápio repleto de quitutes da terrinha. O bacalhau, carro-chefe do lugar, está presente em diversos pratos e alguns petiscos, como os deliciosos bolinhos e as "punhetas" (sim, também tomei um susto quando li o cardápio!!... rs), que nada mais são do que uma porção de bacalhau cru desfiado com cebola e azeite. Há também a tradicional linguiça alheira e um respeitável caldo verde que experimentei noite dessas para rebater uma caipirinha.
Mas como dona Rosa sabe agradar a eclética freguesia, o cardápio também inclui clássicos paulistanos de boteco, como porções de pastéis, linguiça assada no álcool e picanha acebolada, entre outros. Se a fome pedir algo mais consistente, pode-se optar por um dos pratos à base de contra-filé, picanha e filé mignon, todos com fartos acompanhamentos. E se o apetite estiver no meio termo, sempre se pode pedir um dos cinco sabores de panquecas, que chegam à mesa fumegando, mergulhadas no molho de sua escolha numa cumbuca de cerâmica. Sexta-feira estive lá e pedi a Panqueca Portuguesa, que leva queijo, presunto, ovos e azeitona. Estava ótima! As sobremesas também fazem jus à tradição da casa: pastel de nata, pastel de Santa Clara, tortinha de amêndoas e muitas outras gostosuras fazem a delícia de brasileiros, lusos e também dos estrangeiros hospedados no hotel Pullman, lá do lado. E se você tiver a sorte de trabalhar na região, há várias opções de pratos executivos no almoço de segunda a sábado. As bebidas também agradam a gregos e troianos, isto é, brasileiros e lusitanos: lá estão caipirinhas de frutas diversas, alguns vinhos, cervejas, sucos, enfim... dona Rosa pensou mesmo em tudo!
Pastéis de nata e de Santa Clara: delícias portuguesas de dar água na boca! |
O lugar é simples e agradável, com mesas de madeira também na calçada, e um atendimento simpático por jovens garçons. Se você procura uma alternativa mais tranquila para a cada vez mais confusa rua Joaquim Távora, vai lá, ora pois!
O ACADEMIA DA GULA fica na r. Caravelas, 374, Vila Mariana. Abre de segundas a sexta-feiras, das 7h às 22h, e sábados, das 9h às 17h.
O ACADEMIA DA GULA fica na r. Caravelas, 374, Vila Mariana. Abre de segundas a sexta-feiras, das 7h às 22h, e sábados, das 9h às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário